terça-feira, 21 de abril de 2009

Cruz de Honra das Mães Alemãs

Hitler sempre valorizou as mulheres em reconhecimento aos seus méritos ao lado do III Reich. Uma das formas de reconhecimento, instituída em 16 de Dezembro de 1938 por iniciativa do próprio Adolf Hitler, foi a criação de uma condecoração conhecida como "Cruz de Honra das Mães Alemãs" (Ehrenkreuz der deutschen Mutter ou Mutterkreuz), que era concedida às mulheres que davam à Alemanha filhos "Ariernachweis" (de descendência ariana).

Uma mãe poderia receber a condecoração nas classes de bronze, prata ou ouro, dependendo da quantidade de filhos que gerara. Uma mãe com quatro filhos era condecorada com a medalha de bronze, com seis filhos recebia a medalha de prata e com oito filhos a de ouro. Houve até uma medalha de ouro incrustada com diamantes, que foi atribuída a um pequeno número de mulheres que tiveram entre doze e catorze filhos.

É importante recordar que um dos problemas enfrentados pela Alemanha, após a I Guerra Mundial e com a crise econômica dos anos 20, estava a diminuição do índice de natalidade. Como forma de garantir a geração de novos alemãs, houve o incentivo para que as mulheres tivessem filhos, não apenas condecorando-as com medalhas, mas garantindo a elas novos benefícios com a criação do sistema de seguridade social mais avançado do mundo na época, além de benefícios concedidos aos filhos.

Em 1939, mais de três milhões de mulheres receberam a condecoração. Mulheres das regiões anexadas pelo III Reich (como a Áustria e Danzig) também eram elegíveis à premiação.

As mães eram premiadas anualmente em 12 de Agosto (aniversário da mãe de Hitler) e no segundo domingo de maio (dia das mães).
.
Cruz de Honra das Mães Alemãs em ouro, prata e bronze.

Nenhum comentário: