segunda-feira, 8 de junho de 2009

Adolf Hitler e a Volkswagen

Enquanto estava na prisão, Adolf Hitler sonhou com uma rede de rodovias estendendo-se por todo o país, de norte a sul, leste a oeste. Ele falou de um pequeno carro, pelo qual as pessoas comuns poderiam pagar e com o qual poderiam viajar por essas rodovias, abrindo o país ao povo alemão.

"Ele deve ter a forma de um besouro". - Adolf Hitler

Logo após tomar posse como Chanceler Alemão, Adolf Hitler anunciou planos para construir um carro barato para as famílias alemãs e oferecer-lhes mediante pequenos pagamentos.

Naqueles dias os trabalhadores não tinham carros porque eram muito caros e as rodovias eram primitivas e congestionadas. O “Volkswagen” custou no fim apenas um décimo do que um automóvel normal custava naquela época. Por isso muitos alemães puderam pela primeira vez explorar seu próprio país.

A produção derivada nesta indústria viria a tornar-se uma das mais importantes indústrias e fonte de empregos da Alemanha.

"Hitler costumava descrever como o povo da cidade retornava de seus passeios de domingos em trens superlotados, tendo os botões de suas roupas despregados, seus chapéus amassados, seu bom-humor arruinado e todo o benefício do descanso perdido; como isso seria diferente se os trabalhadores da cidade pudessem adquirir seus próprios carros para saírem em verdadeiros passeios de domingo". - Schwerin von Krosigk

Um esvaecido esboço inicial feito por Adolf de como o carro que ele concebia deveria parecer. O esboço foi desenhado no restaurante “Osteria Baveria” em Munique para Jacob Werlin, chefe da agência Daimler-Benz. Adolf Hitler o instruiu: “Leve isso com você e converse com as pessoas que entendem disso mais do que eu. Mas não se esqueça disso. Eu quero ouvir de você em breve, sobre os aspectos técnicos”.

A pessoa que Adolf Hitler escolheu para projetar o Fusca foi o genial engenheiro alemão, Professor Ferdinand Porsche.

Abaixo, um anúncio retratando o símbolo “VW” da Volkswagen dentro de um ornamento de forma semelhante ao da Suástica, o Professor Posche benevolentemente olhando para sua ilustração de uma pacífica família alemã aproveitando os benefícios do mais barato e amado carro do mundo.


Cerca de 336.000 alemães depositaram dinheiro em um programa de poupança iniciado pela KdF - Kraft durch Freude (Força através da Alegria) e gerido pela empresa Volkswagen, que utilizou os fundos para construir a maior fábrica de automóveis na Europa.

Foi prometido aos participantes alemães que os primeiros veículos seriam entregues em 1940. Claro que a guerra mudou tudo isso já que a produção foi inicialmente desviada para uso militar.

Depois da guerra, o sistema de poupança foi honrado na íntegra pela VW para todos os alemães a oeste da Cortina de Ferro, mas não foi politicamente possível fazê-lo também para os alemães na Alemanha Oriental comunista.

"Fünf Mark die Woche musst Du sparen, willst Du im eigenen Wagen fahren" - Guarde 5 Marcos por semana se você deseja dirigir seu próprio carro.

Antigo anúncio da Volkswagen.

Adolf Hitler com o primeiro modelo do carro que ele imaginou.

VW emblema. O nome "Volkswagen" foi escolhido por Adolf Hitler.

Antigo anúncio da Volkswagen para o carro “Força através da Alegria”.

Protótipo do Modelo-12 VW.

Durante a guerra, a produção foi desviada para o uso militar. O “Kuebelwagen” (acima) foi construído essencialmente em torno do modelo do Fusca e funcionava excepcionalmente bem mesmo no deserto norte africano.

Schwimmwagen também foi construído em torno da base do Fusca e foi projetado para andar a maior parte submerso através de rios e de outras massas de água que parariam qualquer veículo normal.

Mesmo depois da produção do carro mais popular de todos os tempos ter sido interrompida, a fascinante forma básica concebida por Adolf Hitler gerou um novo Fusca, o “New Beetle”, produzido no século XXI.

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