segunda-feira, 30 de março de 2009

A Culpa é dos Negros e Judeus

O absurdo título aí em cima dá a idéia do tamanho do equívoco que Lula cometeu ao dizer que a crise econômica é culpa de “gente branca de olhos azuis”. Se Lula tivesse dito que os negros e judeus eram culpados de alguma coisa, a essa altura já estaria havendo fogo nas ruas. A culpa não é de brancos, negros, judeus, amarelos, azuis ou de qualquer etnia ou religião. Simplesmente porque não é possível atribuir a alguém culpa sobre algo apenas baseado em sua raça ou credo. As páginas mais sombrias da história da humanidade foram escritas com a premissa que o presidente usou em seu discurso.

Lula cometeu crime de racismo, previsto na lei 7.776, artigo primeiro: “Serão punidos na forma da lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Lula foi racista até mesmo com os negros. Ou será que o presidente acha que todo negro é pobre? Sem contar o fato de que certamente existem banqueiros negros. E até mesmo um presidente americano.

A culpa tem muito mais a ver com o tamanho do olho do que com sua cor. Foi o olho grande, a ganância, que levou os banqueiros a baixar a guarda das exigências e emprestar com juros maiores a quem não tinha como pagar. Foi o consumismo exagerado que fez as pessoas hipotecarem suas casas até duas vezes para comprar aquele forno de microondas que só falta falar mas que só é usado para esquentar o leite de manhã. Lula poderia ter dito ao primeiro ministro Gordon Brown, testemunha de sua frase infeliz, que era preciso criar mecanismos de controle para evitar a alavancagem irresponsável de instituições financeiras. Em vez de fazer uma crítica construtiva, o presidente apelou mais uma vez para seu discurso de confronto, de luta de classes, de negros contra brancos. Ignorando que o Brasil também é feito de gente de olhos azuis.

Gordon Brown poderia ter respondido que países emergentes se beneficiaram da farra consumista exportando mais e vendendo commoddities a preços inflados. Felizmente, o primeiro ministro não é um idiota. Se fosse, ele poderia ter dito que latinos são preguiçosos e corruptos e que, por isso, não aproveitaram a maré boa para fazer reformas necessárias em seus países.

Fonte:
http://colunas.epoca.globo.com/nelito/2009/03/27/a-culpa-e-dos-negros-e-judeus/

Nenhum comentário: